O SINTESPEM participou do ato público estadual organizado pelo Sindeducação, FETRACSE, FETESPUSULMA e Força Sindical nesta segunda, 4 de junho na capital maranhense. Composto de oito municípios o sindicato levou representantes de todos eles, que são: São Domingos do Maranhão, Santa Filomena do Maranhão, Gov. Luis Rocha, Graça Aranha, São José dos Basílios, Gov. Archer e Gonçalves Dias e Presidente Dutra cidade sede.
A participação da entidade foi bastante expressiva onde contribuiu com um bom público de servidores que estão acostumados a lutar por seus direitos.
Da Praça Maria Aragão ao Palácio dos Leões os manifestantes frisaram a pauta do movimento em que lutam por:
- Cumprimento da Lei 11.738/2008 (Lei do Piso Nacional dos Professores) quanto aos reajustes do Piso Nacional e garantia da jornada de trabalho de no máximo 2/3 horas/ aulas de interação com alunos e, no mínimo 1/3 das horas/aulas de atividades extraclasse conforme a lei e sem majoração de horário ou carga horária de trabalho;
- Defesa dos precatórios do FUNDEF a menor referente aos anos de 1998 a 2006 sendo 40% para manutenção e desenvolvimento do ensino e 60% para a valorização do magistério conforme as leis do FUNDEF/FUNDEB;
- Regularização da previdência dos servidores públicos municipais junto ao INSS.
- Contra o fim da estabilidade no emprego do servidor público. (Lei já aprovada no senado).
- Respeito aos planos de cargos e carreiras do professor que querem acabar.
- Contra o fim do FUNDEB.
- Revogação da PEC da morte, a PEC do teto de gastos.
- Não aprovação no senado do PLP 257, que já foi aprovado na Câmara.
Em frente ao Palácio dos Leões houve muitos discursos acalorados enquanto uma comissão composta por membros dos instituições organizadores foram recebidos no Palácio pelo Secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão que ouviu as reivindicações, recebeu documento das entidades e responder cada ponto citado no documento.