Na tarde desta segunda-feira, 5 de junho, representantes sindicais do SINTESPEM e FETRACSE estiveram em São Luís em reunião solicitada pelo SINTESPEM à Força Sindical para que reunisse entidades da capital que defendem os trabalhadores da enfermagem. A reunião aconteceu no auditório do SINDHOTÉIS no prédio da Casa do Trabalhador.
Na reunião estiveram presentes as entidades: Força Sindical, FETRACSE, SINTESPEM, SINTAEMA, SINDSAÚDE, SEEMA e COREN-MA. Frazão Oliveira, presidente da Força Sindical Maranhão presidiu a reunião que marcou o encontro entre as entidades que defendem dentre outros trabalhadores, os profissionais da enfermagem.
Foi a primeira reunião entre as entidades para discutir o piso da enfermagem. Amanhã poderá ter outra reunião com a FAMEM (Federação dos Municípios Maranhenses) para ver como o órgão municipalista se posiciona diante da situação.
As entidades defendem que municípios paguem o piso para quem de fato exerce a função de auxiliar de enfermagem ou técnico em enfermagem registrados no sistema de saúde e exercem legalmente a função.
O SINTESPEM solicitou ao COREN-MA do órgão elaborar uma nota que esclareça quais profissionais terão direito de receber o seu respectivo piso salarial. O Sr. José Carlos do COREN-MA, vai analisar a situação.
No final da reunião foi aprovado encaminhamento de que seja formado um grupo de trabalho para acompanhar o pagamento do piso nos municípios maranhenses.