Santa Filomena do MA fecha ciclo das assembleias ordinárias do SINTESPEM com importantes deliberações em favor dos servidores públicos

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

  A subsede do SINTESPEM em Santa Filomena do Maranhão realizou sua assembleia ordinária nesta quarta (29/11) fechando o ciclo de assembleias ordinárias do sindicato em toda a base territorial.

A assembleia aprovou as seguintes pautas:

  • Previsão orçamentária do sindicato para 2018;
  • Imposto sindical 2018;
  • Pauta de reivindicação 2018;
  • Cobrança das pendências 2016 e 2017;
  • Comissão de servidores para cobrar as pendências 2016 e 2017.

Objetivo da Comissão dos servidores

Comissão de servidores em frente a prefeitura municipal para cobrar do governo local medidas para sanar as pendências com o funcionalismo.

Ao encerrar a assembleia a comissão de servidores recém formada se dirigiu a prefeitura municipal para cobrar do prefeito Idan Torres (PDT/MA) as seguintes pautas: pagamento do adicional de férias dos professores 2016 e previsão de pagamento das férias 2017; e pagamento das férias dos demais servidores ano 2016. Vale ressaltar que o prefeito fez acordo em pagar o adicional das férias de 2016 em três pagamentos, mas, pagou apenas uma parcela aos professores e os demais servidores não receberam nenhuma parcela. Lembrando que temos apenas um mês para encerrar 2017 e há um volume alto de folha de pagamento para que o município honre com estes compromissos, sendo as folhas de novembro, dezembro, 13º de 2017, adicional de férias 2017 e adicional de férias 2016.

Em conversa informal o prefeito havia conformado que pagaria o 13º salário na data de aniversário do servidor, mas não pagou sob a alegação de insuficiência de recursos financeiros.

Na prefeitura estava o prefeito e alguns assessores da contabilidade que receberam o sindicato e comissão. A comissão de sindicalistas cobraram as pautas mencionadas acima e ouviram da equipe do governo que tratarão das pautas em uma futura reunião a ser agendada para próxima semana entre terça (05/12) e quarta (06/12) com a presença do advogado Dr. Marcelo que não se encontrava presente no momento.

Os diretores do SINTESPEM informaram em assembleia que no mês de dezembro haverá uma melhoria dos recursos municipais onde o governo federal mandará um FPM extra para as prefeituras e defenderam que os valores sejam utilizados para sanar as pendências financeiras da prefeitura com os servidores municipais.

Na prefeitura os assessores confirmaram que estão aguardando os recursos extra para aplicar na mesma linha que defende o SINTESPEM, que é pagar os débitos com o funcionalismo do município de Santa Filomena do Ma.

Reivindicação 2017

Este ano os servidores fizeram alguns atos públicos e esboçaram uma greve no município por conta da pauta de reivindicação 2017. Do movimento resultou em uma proposta de pagamento de 6% (seis por cento) de reajuste aos professores sendo implantado de três vezes sendo 2% (dois por cento) de cada vez e a implantação da progressão horizontal da tabela do PCCS dos servidores do apoio escolar, saúde e administração também em novembro, mais um item não cumprido até esta data.

O sindicato aguardará o agendamento da reunião para buscar consenso na resolução das pendências e débitos que a prefeitura possui com os servidores.