Servidores protestaram em frente a prefeitura municipal de Gonçalves Dias na manhã desta terça-feira, dia 10 dezembro de 2019. As cobranças por pagamentos de salários em dias foi a pauta reivindicada nas falas dos dirigentes sindicais durante o protesto.
Nesta data os servidores da saúde e administração estarão recebendo os vencimentos de novembro e os da folha da educação (maior folha) receberá dia 31/12/2019 de acordo com o ofício enviado pelo secretário de administração, Sr. Ancleyson da Silva ficando o salário de dezembro para o dia 10 de janeiro de 2020. Ainda segundo o ofício, na data do dia 10/12 sai também o pagamento do décimo terceiro salário de todos os servidores.
A questão é que o salário de novembro teve prazo esticado pela gestão e ainda não houve previsão para o pagamento das férias. Outro detalhe a se observar é que dia 31 de dezembro não há expediente bancário, portanto, se não for pago até o dia 30 os vencimentos referente a novembro ficará mesmo para 2020 junto com a folha de dezembro acumulada.
Os diretores do SINTESPEM e FETRACSE tentaram sensibilizar a gestão em seus discursos para que o governo tenha o compromisso de usar as verbas extras priorizando o pagamento do funcionalismo para deixar o exercício financeiro de 2019 quitado, assim poderá ter mais equilíbrio nas folhas de pagamento no último ano da gestão.
Em levantamento feito no portal BB o município de Gonçalves Dias recebeu de receitas transferidas pela União durante o mês de novembro e início de dezembro 3,525 milhões de reais o que daria para quitar todas as folhas e ainda tendo saldo financeiro para a prefeitura.