No domingo dia 02 de setembro os professores de Graça Aranha realizaram uma manifestação na feira central da cidade pelo reajuste do piso salarial da categoria em 6,81% anunciado pelo Ministério da Educação em janeiro deste ano. Como a municipalidade não fez o reajuste de forma automática e nem nas reuniões de negociação com o sindicato da categoria como também não fez proposta de reparar as perdas salariais da categoria, foi realizado o ato público informando a sociedade graçaranhense que a GREVE por tempo indeterminado começaria a partir desta segunda (03/09) como de fato está ocorrendo agora conforme determinação da última assembleia realizada.
O SINTESPEM volta a reafirmar que os professores de Graça Aranha estão em GREVE e reitera que a gestão pública tem a responsabilidade e o poder de resolver a questão de forma amigável, pois a entidade já provou a possibilidade de haver o reajuste.
O movimento contou com a presença dos professores locais e de lideranças sindicais do SINTESPEM, FETRACSE e do SINTESPGEB (Gov. Eugênio Barros).