Os professores da rede municipal de Graça Aranha estão até o momento sem receber o reajuste do piso salarial nacional. A data base é o mês de janeiro, mas até esta data não houve o reajuste das tabelas salariais de 20 e 40 h.
No início de março o SINTESPEM conseguiu reunião com o prefeito, Josenewton Damasceno (PDT) que na ocasião havia sinalizado intenção em repassar o reajuste após estudos com a contabilidade da prefeitura. De lá para cá já saíram dois pagamentos (março e abril) e sem o reajuste. O prejuízo já acumula quatro meses de salários.
Os servidores do município de Graça Aranha vive a pior crise econômica de todos os tempos, com dois anos sem reajuste salarial, sendo os anos de 2018 e 2020, desta forma, vem perdendo o poder de compra com a inflação impulsionada pela crise da pandemia do Coronavírus justamente no momento que o trabalhador precisa ter o poder de compra para arcar com o sustento de suas famílias. Para o governo municipal os repasses têm sido os mesmos anunciados para 2020 som os créditos recebidos normalmente.
O SINTESPEM não entende porque até agora não houve o devido reajuste, mesmo depois de ter protocolado a pauta de reivindicação no início do ano e ter conversado com o prefeito a respeito. Mas não houve respostas da pauta e nem desse item específico.