Depois de lutar desde março de 2017, mês da data base de reajuste dos professores, em fim a greve chegou ao final nesta assembleia do dia 22 de novembro. Foram muitas manifestações nas ruas, idas na prefeitura, reuniões no ministério público estadual, assembleias da categoria, trabalho de mobilização do sindicato no locais de trabalho e muita resistência aos ataques.
A proposta presentada pela gestão municipal ao promotor de justiça, Dr. Rozalvo Bezerra de Lima Filho, que cobrou do governo solução para o problema, visto que o sindicato foi contundente em sua defesa e luta para conseguir ao menos uma correção salarial.
A proposta da prefeitura de Presidente Dutra
- O governo propôs pagar 4% (quatro por cento) de reajuste na competência fevereiro de 2018 com possibilidade de pagar o retroativo do reajuste no mesmo mês;
- Rever as punições aplicadas e anulá-las mediante acordo de pagamento de aulas não dadas durante a greve;
- Pagar mais 4% (quatro por cento) de reajuste na competência junho de 2018.
O total de reajuste somará 8% (oito por cento) já inclui o reajuste 2018.
Os professores demonstraram gesto de boa vontade e aprovaram a proposta. Agora resta esperar que o prefeito cumpra sua parte.
Outras pautas discutidas e aprovadas na assembleia
- Prestações de contas do SINTESPEM de Presidente Dutra referente ao primeiro semestre de 2017;
- Previsão orçamentária para 2018;
- Autorização para que desconte uma diária de cada servidor em favor do SINTESPEM como contribuição sindical substituindo o imposto sindical compulsório