Mais uma segunda-feira marcou a luta em Santa Filomena do Maranhão conforme ficou combinado da última segunda 25/11 onde houve a reunião do governo municipal com o SINTESPEM que nesta segunda (02/12) haveria mais uma concentração de servidores na prefeitura para receber da gestão as respostas das reivindicações discutidas na reunião anterior.
Após longa espera chegou um ofício assinado pelo prefeito Idan Torres que foi discutido pelos servidores na sede local do SINTESPEM. As propostas foram as seguintes:
- Reajustar os vencimentos da categoria dos professores da competência janeiro/2020 o mesmo índice que será concedido ao piso nacional dos professores para 2020;
- Conceder igual reajuste para os vencimentos de julho/2020;
- Realizar o pagamento do 13º Salário dentro do mês de dezembro/2019;
- Realizar o pagamento das férias dentro do mês de fevereiro/2020;
- Realizar após o retorno do recesso de fim de ano, no 1º semestre de 2020 estudo de impacto de financeiro e projeção de viabilidade para a implantação do enquadramento horizontal do PCCS dos Profissionais de Apoio Escolar, Administração e Saúde.
Após as discussões entre as categorias de sócios a deliberação foi que há aceite dos itens 1 a 4 e uma ressalva no item 5 que diz respeito a implantação da progressão horizontal do PCCS dos servidores. Sendo que em janeiro tem condições do governo realizar o levantamento necessário e conceder as implantações na mesma competência.
Outra decisão das categorias foi a mobilização dos servidores entre os dias 2 a 6 de dezembro para a luta pelo Plano de Cargos e Carreira e uma assembleia geral agendada para o dia 12/12/2019 às 9:30 para tratar da mobilização e articulação na luta pela pauta em questão.