O SINTESPEM se reuniu pela primeira vez em 2020 com o prefeito de São José dos Basílios, Creginaldo Rodrigues de Assis, para tratar das pendências financeiras da prefeitura com os servidores municipais. A reunião aconteceu nesta quinta-feira dia 23 de janeiro, ocasião em que o sindicato protocolou a pauta de reivindicação 2020 e no mesmo instante discutiu todos os itens com o prefeito.
Na reunião ficou acertado que o pagamento em atraso (salário de dezembro 2019) e o de janeiro de 2020 o prefeito se comprometeu de pagar até o dia 5 de fevereiro. A justificativa de não haver pago o salário de dezembro é a insuficiência de recursos. A expectativa é de colocar os pagamentos com a folha dos professores com os recursos do ajuste FUNDEB que poderá cair na conta da municipalidade até o final de janeiro ou até o dia 5 de fevereiro. Quanto ao pagamento das férias dos anos de 2017, 2018 e 2019 Creginaldo fez uma proposta que será levada a assembleia, pois a proposta é contrária ao que fora aprovado e assembleia pelos servidores no ano passado. O gestor vai enviar proposta oficial ao sindicato assim como a proposta de reajuste da tabela salarial dos professores.
Foi discutido sobre o projeto de lei do Plano de Cargos, Carreira e Salário dos servidores da saúde que segundo o prefeito será enviado à câmara de vereadores para ser votado assim que eles retornarem as atividades. Da mesma forma será com o projeto do PQAVS dos agentes de endemias referente ao ano de 2020 e quanto ao ano de 2019 vai analisar a situação. O prefeito afirmou que vai pagar a categoria de agentes de endemias quatro LIRA que somarão um mil reais para cada um deles.
Os representantes do sindicato também falaram com gestor a respeito do precatório do FUNDEF onde propuseram um acordo judicial e o prefeito ficou de analisar com seus advogados.
Assim que as propostas chegarem oficialmente ao sindicato será convocada uma assembleia geral em São José dos Basílios.