Agosto será um mês de lutas em Graça Aranha pelo reajuste dos professores

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Em Graça Aranha-Ma a data base de reajuste do piso salarial dos professores é o mês de janeiro. Já estamos no mês de agosto e até agora o governo local não se manifestou a respeito do assunto. A gestão municipal vem pagando os professores pela tabela de 2017 causando enorme prejuízo à classe e parece não ter interesse em resolver a questão, pois o que se percebe é que vem empurrando o problema com a barriga.

Para 2018 o governo federal anunciou reajuste de 6,81% do piso salarial dos profissionais do magistério para jornada de até 40 horas/aulas semanais. Em Graça Aranha o piso é pago integralmente para os professores de 40 horas enquanto os de 20 horas recebem proporcionalmente a metade como vencimento base.

Diante da inércia do governo municipal, aconteceu na manhã de quarta feira 1º de agosto,  uma assembleia geral na subsede que discutiu as pendências da prefeitura com os professores como férias de 2017 não pagas e metade do décimo terceiro no mês de junho e o reajuste do piso dos professores, por isso, aprovou importantes encaminhamentos na luta por seus direitos. Ficando decidido que agosto será um mês de lutas denominado “Agosto de Lutas” onde haverá manifestações com paralisações das atividades uma vez por semana em dias alternados em cada uma delas. Vejam a programação do mês caso a situação não seja resolvida pelo prefeito municipal, Josenewton Damasceno (PDT):

Manifestações:

  • Segunda 06/08 com o protocolo do ofício na prefeitura com pedido de reunião para tratar do assunto visto que além do reajuste também tem os retroativos de janeiro a julho;
  • Terça 14/08;
  • Quarta 22/08;
  • Quinta 30/08.

Caso não haja solução até o final do mês de lutas a categoria se reunirá para decidir outras estratégias de luta.