Por deliberação da última assembleia realizada segunda dia 11 de junho os servidores se reuniram quarta feira dia 13 de junho para protestar contra os cortes de vantagens e acordos não cumpridos pelo prefeito Idan Torres. A decisão da assembleia foi que todas as quartas feiras à noite os servidores estarão em protesto devido ser este o dia das sessões da câmara de vereadores de Santa Filomena.
Ainda na sede do SINTESPEM em Santa Filomena compareceram os vereadores do município: presidente da câmara Belzarina, Maria Ilsa, Niterran, Wanderson, Pedro Henrique, Camila e Claudionei. Os dirigentes sindicais e comissão de servidores explicaram aos parlamentares os direitos adquiridos baseados em leis municipais e federais já implantados no contracheque destes servidores há mais de quatro anos e agora foram cortados bruscamente pelo prefeito. A presidente da casa vereadora Belzarina, vereador Claudionei, Niterran e demais se colocaram a favor dos servidores. A presidente da casa convidou o presidente da Força Sindical e vice do SINTESPEM para usar a fala na sessão e apresentar as denúncias.
Na sessão da câmara de vereadores
Gilvan Freire denuncia aos vereadores e população presente as atitudes nefastas do prefeito Idan Torres que fere as leis e prejudica a vida dos servidores ao retirar direitos como insalubridade, risco de vida e adicional de deslocamento que estão previstos em leis através de uma maldade sem tamanho. Em sua fala o presidente da Força Sindical no Maranhão repudia essas atitudes da administração e pede que o prefeito retorne os adicionais retirados e pague os débitos que a prefeitura tem com os servidores municipais.
A vereadora Camila também repudia a atitude do gestor e se coloca a favor dos servidores.
Na próxima quarta feira dia 20 terá mais um ato no município caso a situação permaneça como está.