Assembleia de Santa Filomena tratou dos débitos de folha em atraso

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Nesta terça-feira, dia 27 de janeiro, o SINTESPEM de Santa Filomena realizou na parte da manhã uma assembleia geral extraordinária por videoconferência para tratar dos débitos deixados pela gestão municipal anterior, quais sejam, salários de dezembro de 2020 de todas as folhas, 2ª parcela do 13º salário de todas as folhas e adicional de férias dos professores referentes ao ano de 2020.

O sindicato apresentou a todos o resultado de mais de 6 dias de trabalho intenso dedicados à elaboração folhas de pagamentos dos débitos, pois o ex-gestor, Idan Torres (PDT), não entregou as folhas de pagamento e nem forneceu informações para o novo governo proceder com os pagamentos. Todos os documentos produzidos pelo sindicato foram entregues à administração, que por sua vez, não respondeu e nem tampouco apresentou proposta  de pagamentos e que embora tenha reconhecido a dívida,  prefere ouvir proposta da classe.

Vale ressaltar que o governo atual solicitou do sindicato que fizesse as planilhas e apresentasse para saber o real valor do débito. Os valores foram divulgados na assembleia sendo da ordem de R$ 781.937,07 (setecentos e oitenta e um mil, novecentos e trinta e sete reais e sete centavos) o valor total da dívida do município. Os débitos da educação, maior folha, são de R$ 659.784,22 (seiscentos e cinquenta e nove mil, setecentos e oitenta e quatro reais e vinte e dois centavos). As folhas da saúde, administração, assistência social e outras passam de 100 mil reais.

A assembleia decidiu que quer uma reunião com o prefeito Salomão Barbosa (PP) para o dia 1º de fevereiro a partir das 8 horas no auditório da subsede ou em outro local que o prefeito designar. Os servidores pretendem utilizar o argumento que os recursos do FUNDEB referentes a janeiro de 2021 mais os resíduos passaram de 1,115 milhão suficiente para pagar todos os débitos incluindo o mês de janeiro, por isso, esperam do prefeito a sensibilidade quanto à questão que pode ser resolvida logo. Para as demais folhas cabe uma negociação por não ter nenhum resíduo de verba para entrar a não ser do próprio mês em curso.

Secretário de Educação de Sta Filomena, Agenor

O secretário de educação do município, Advogado Agenor, participou da assembleia e voltou a frisar que espera proposta do sindicato, mas a assembleia retornou ao mesmo que a proposta deve partir da administração.

Para concluir o que já vem sendo afirmado e discutido com gestores na base da FETRACSE é que os resíduos do FUNDEB devem ser utilizados para pagamentos de débitos da educação e o que não couber dentro disso que seja negociado.