A assembleia geral ordinária do SINTESPEM de Gov. Archer foi realizada na manhã desta terça-feira (01/12) na forma presencial no auditório da subesede local. Seguindo a pauta das assembleias ordinárias do SINTESPEM em toda a base territorial, a subsede de Gov. Archer aprovou por unanimidade as prestações de contas da entidade referentes ao 2º semestre de 2019 e 1º semestre de 2020 assim como a previsão orçamentária para 2021.
O Secretário de Finanças e Patrimônio do SINTESPEM, João Benevides, fala à assembleia sobre a forma como são analisadas as prestações de contas do SINTESPEM através do Conselho Fiscal até a aprovação do parecer pela assembleia geral.
A 2ª Vice Presidente, Silvana Mendes Lima, apresentou a pauta de reivindicação para 2021 que também foi aprovada pelos presentes.
O Presidente do SINTESPEM, Gilvan Freire, falou da portaria interministerial de 25 de novembro de 2020 a qual subtraiu os recursos do FUNDEB de todos os municípios do Maranhão, mais uma ação perversa do governo Bolsonaro para a educação. O presidente disse que a entidade vai à luta para conseguir que as prefeituras encerre o exercício financeiro com os pagamentos dos servidores em dia.
O Secretário de Imprensa e Comunicação do SINTESPEM e Presidente da FETRACSE, Gelilson Gonçalves, fala a respeito do Novo FUNDEB onde o mesmo precisa ser regulamentado através de lei a ser aprovada pela Câmara Federal e pelo Senado. Além disso, o piso do magistério está previsto para não haver reajuste no ano seguinte. “Vejo um ano de 2021 de muita luta, pois se ficarmos parados vamos assistir os prejuízos sendo causados aos trabalhadores do setor público”.