Desde o início do mandato do prefeito Idan Torres (PDT) em janeiro, o SINTESPEM vem lutando para que os servidores do apoio escolar, saúde e administração tenham seu plano de carreira implantado e os professores o reajuste da tabela salarial de acordo com o piso nacional da categoria. A luta em Santa Filomena é bem mais antiga, mas ressaltamos o enfrentamento com o atual gestor.
Em 2018 o prefeito fez uma proposta de reajustar a tabela salarial dos professores em 6% de forma gradativa, pagar férias, 13º salário e implantar a progressão do PCCS dos servidores em novembro deste mesmo ano. A proposta foi aprovada e a greve suspensa. Do acordo foram pagas as férias e o 13ºterceiro.
Durante o ano de 2019 houveram várias reuniões entre SINTESPEM e gestão municipal com sua assessoria jurídica e contábil, dessas reuniões foi construído novo acordo para que a gestão implantasse dois reajustes na tabela salarial dos professores em 2020, sendo um referente a 2019 no mês de janeiro de 2020 e outro em julho de 2020 referente a 2020, ambos nos índices do piso nacional de 2020 que foi de 12,84%. A implantação aconteceu apenas para os professores do nível I em janeiro abrangendo quatro professores. Quanto os professores dos níveis II, III e IV estão em defasagem ainda maior acumulando os últimos cinco anos sem haver reajuste. O prefeito descumpriu a Lei do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos professores, pois não cumpriu com o reajuste para todos os níveis. Na luta por essa e outras reivindicações houve ato público em frente a prefeitura de Santa Filomena no dia 18 de fevereiro.
Nos últimos dois anos são dois acordos assinados pelo prefeito aprovados em assembleias e não cumpridos por parte da administração.
Para reaver os prejuízos dos servidores, os advogados do SINTESPEM irão impetrar na justiça com ações para implantação dos índices salariais que não foram cumpridos nos anos anteriores e com ação de obrigação de fazer para que seja implantado o PCCS dos servidores do apoio escolar, saúde e administração. Os servidores devem preparar suas documentações para levar ao sindicato assim que houver o retorno do atendimento ao público.