Assembleia dos servidores de Presidente Dutra aprova ato público pelo reajuste 2019

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

O SINTESPEM de Presidente Dutra realizou assembleia geral extraordinária nesta terça-feira dia 30 de julho em seu auditório onde pautou a luta pela pauta de reivindicação 2019, precatórios do FUNDEF, ações judiciais e outros assuntos. A pauta de reivindicação que já vem sendo discutida desde o início do ano se encontra com algumas pendências dentre elas o reajuste dos professores onde a categoria aprovou contraposta à gestão que não aceitou.

Entendendo o caso

O reajuste repassado pelo Ministério da Educação para o Piso Salarial dos Profissionais do Magistério para 2019 foi de 4,17%. Mas a Secretaria de Educação enviou proposta ao sindicato para reajustar a tabela apenas em 2020, sendo 4% em janeiro e 4% em junho contemplando os anos de 2019 e 2020. Mas a assembleia já havia realizado contraposta para receber 2% este ano ficando restante para 2020. Mas a SEMED afirma que não tem condições de cumprir esse percentual agora.

Com o segundo semestre letivo iniciado os professores resolveram lutar. Ficou aprovado na assembleia que quinta feira, dia 8 de agosto haverá um ato público com concentração a partir das 7:30 h em frente ao SINTESPEM com caminhada até a SEMED/Prefeitura Municipal.

O advogado Dr. Mendes esteve presente na assembleia e falou dos precatórios do FUNDEF exemplificando algumas ações judiciais, sentenças e liminares ganhas no Maranhão e em outros estados do Nordeste sobre o bloqueio e/ou a subvinculação dos 60% destes recursos em favor dos professores. Dr. Mendes falou também das ações judiciais que possui em favor dos servidores municipais locais contra a prefeitura e a situação em que se encontram tais ações.